“(…) o europeu para justificar a sua expansão colonial perante si próprio e perante o colonizado, teve de criar o mito da sua superioridade civilizatória e às vezes racial. Este mecanismo psicológico permitiu-lhe não tomar conhecimento dos valores culturais criados pelas sociedades colonizadas, ou desprezar esses valores, e atribuir aos povos colonizados uma espécie de inferioridade intrínseca” (…) “a dominação económica e política foi geralmente acompanhada por um menosprezo altamente atentatório da dignidade coletiva e individual dos colonizados. E um impacto particularmente nefasto de tal mecanismo consistiu em inculcar, em parte dos colonizados, a convicção de que eles, ou ao menos a sua cultura, eram de facto intrinsecamente inferiores” (…).
“A experiência histórica de uma interpenetração cultural continua, porém, até certo ponto, a marcar a(s) sociedade(s) angolana(s). (…) A indagação acerca das possibilidades de concretizar o postulado societal de uma convivência entre africanos e europeus numa Angola futura, conduz, portanto, à constatação liminar de que qualquer modalidade mutuamente aceitável dessa convivência pressupõe uma alteração incisiva não apenas dos aspetos políticos, mas também e sobretudo dos aspetos económicos/ecológicos do modelo societal em vigor (…)”.
“Ainda em relação à convivência entre africanos e europeus, uma segunda conclusão a reter é a de que a remodelação das estruturas económicas/ecológicas terá de ser acompanhada por uma mudança igualmente incisiva no plano psicossocial/ideológico/cultural. Europeus e africanos terão de passar por um processo de «libertação no imaginário», corrigindo as perceções de si próprios e da outra coletividade inculcadas pela época colonial e capacitando ambos os grupos para um esforço conjunto de elaboração de uma cultura comum, com a qual todos os componentes da futura sociedade angolana possam identificar-se plenamente.”
Leia mais aqui.
CULTURA
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Angola (inglês)
Jornal Angolano de Artes e Letras
Portal do Uíge e da Cultura Kongo
Revista Angolana de Ciências Sociais
Revista Angolana de Sociologia
União dos Escritores Angolanos
DESPORTO
Federação Angolana de Atletismo
ENSINO SUPERIOR
Faculdade de Medicina (Lubango)
Instituto Superior Politécnico Tundavala
EVOCATIVAS
Instituto Comercial (Sá-da-Bandeira)
FOTOGRAFIA
Fotos de Angola no Skyscrapercity
Galeria de Diamantino Pereira Monteiro
Galeria de Tiago Campos de Carvalho
Sérgio Guerra- Banco de Imagens
GERAIS
HISTÓRIA
Angola Do Outro Lado Do Tempo...
Angola na Biblioteca Digital Mundial
Grupos Étnicos na Década de 30
INFORMAÇÃO
INSTITUIÇÕES
Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente
Associação dos Empreendedores de Angola
Câmara de Comércio Angola-Brasil
Câmara de Comércio e Indústria
Delegação da União Europeia em Angola (Facebook)
JORNALISMO
MISCELÂNEA
SAÚDE
Biblioteca Virtual em Saúde - Angola
TURISMO