Na minha modesta opinião há apenas dois tipos de VIPs, os R VIPs (com R de REAL como se diz em Inglês) e os O VIPS (com O de ORDINARY também como se diz em Inglês e que trocando em miúdos dá mais ou menos VIPs de trazer por casa)
R VIPs são por exemplo o Obama, o Ronaldo (prontos está bem o Messi também) a Angelina Jolie, o Papa, o Nelson Mandela, enfim, pessoas que pelo seu carisma, atitude, desempenho, personalidade, status, massa arrastam multidões, sendo normalmente notícia de abertura de telejornais mundialmente e facilmente reconhecidos tanto numa aldeia remota do Cambodja como numa qualquer avenida de uma qualquer cidade do planeta. Em Angola e pelas minhas contas, teremos em função das coordenadas de destino, eventualmente 2 pessoas no máximo que se enquadram nesta categoria. O resto são mesmo O VIPs.
O VIPs somos portanto quase todos nós, uns com mais frequência que os outros isso também em função da massa disponível para comprar o acesso e dos amigos estrategicamente colocados que nos possam catapultar para o estrelato.
As diferenças entre estas categorias são imensas. Senão vejamos;
o R VIP faz das tripas coração para não ser constantemente assediado por Jornalistas, cameras, Televisões… esconde-se, vive por detrás de muros, tem gente que o protege, que dissimula a sua passagem, que paga a meio mundo para se esquecerem que o fulano R VIP existe.
Já o O VIP faz exactamente o contrário, faz tudo para aparecer esforça-se por arranjar uma rede de amigos nos jornais, nas revistas, TVs etc etc e tal a quem fornece informações sobre a sua vida privada, o que está a pensar fazer, dizer e até sonhar. Ao contrário dos R dia em que não seja mencionado num qualquer meio ou circuito não é dia. Com o advento do FB há até uma história de uma jovem estrelita cantante que durante o período menstrual publica nos redes sociais de 3 em 3 horas instagramas do penso higiénico para que os fãs possam e em primeira mão seguir o desenrolar do acontecimento.
O R VIP escolhe para passar férias, locais paradisíacos, remotos de difícil acesso para o comum dos mortais. Faz-se acompanhar da família, de um ou dois amigos íntimos e do respectivo staff que cuida da sua existência durante este período. As fotos são privadas e só por mero acaso e enorme descuido é que vazam para a comunicação social.
O O VIP faz precisamente o contrário, escolhe passar férias e portanto fotografar-se grandes cidades como, Paris, Milão, N.Y, normalmente em locais públicos que se suspeita serem também frequentados pelos R VIPs (acedem a estes locais pagando aos porteiros uma generosas gorjas) em lojas de roupa muito cara, no lobby de hoteis caros, aluga limousine para dar umas voltas, faz questão de fotografar os pratos e o champanhe Cristal que vai emborcando (sobretudo se tiverem trufas e caviar, mesmo que depois em privado detestem a coisa) e na primeira oportunidade publicam as tais fotos nas redes sociais, geralmente com a elucidativa legenda “eu, em tal sitio… oh my god, é tão bom”… ao que os seguidores ferrenhos respondem… ohhhhhh…. Damn… que inveja (saudável claro, até porque sabes que eu amo esse sitio e sempre que aí vou não posso faltar)...
O R VIP comemora o aniversário, entre poucos amigos, os muito íntimos, numa mansão que é sua e faz questão que a festa seja o mais privada e discreta possível.
O O VIP, aluga um pavilhão, publicita a data nas redes sociais, faz um convite publico da festa, disponibiliza-se para receber prendas, no convite que publica no FB impõe dress code e gaba-se durante a festa nas mesmas redes sociais que a festa dele está a ser melhor do ano.
Ah… nunca se esquece de convidar as TVs e rádios para a festa, não vá alguém ficar sem saber que ele afinal faz anos…
;)
CULTURA
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Angola (inglês)
Jornal Angolano de Artes e Letras
Portal do Uíge e da Cultura Kongo
Revista Angolana de Ciências Sociais
Revista Angolana de Sociologia
União dos Escritores Angolanos
DESPORTO
Federação Angolana de Atletismo
ENSINO SUPERIOR
Faculdade de Medicina (Lubango)
Instituto Superior Politécnico Tundavala
EVOCATIVAS
Instituto Comercial (Sá-da-Bandeira)
FOTOGRAFIA
Fotos de Angola no Skyscrapercity
Galeria de Diamantino Pereira Monteiro
Galeria de Tiago Campos de Carvalho
Sérgio Guerra- Banco de Imagens
GERAIS
HISTÓRIA
Angola Do Outro Lado Do Tempo...
Angola na Biblioteca Digital Mundial
Grupos Étnicos na Década de 30
INFORMAÇÃO
INSTITUIÇÕES
Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente
Associação dos Empreendedores de Angola
Câmara de Comércio Angola-Brasil
Câmara de Comércio e Indústria
Delegação da União Europeia em Angola (Facebook)
JORNALISMO
MISCELÂNEA
SAÚDE
Biblioteca Virtual em Saúde - Angola
TURISMO