Uma apaixonante e esplendorosa terra, um magnífico povo! Será brilhante seu futuro, construído por todos os que têm Angola no coração, que nela ou na diáspora trabalham e com amor criam suas famílias.
Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012
Crónica do Tonspi (4)

Não sei se isto tambem vos acontece, mas se os imensos “é-meiles” que diáriamente me atafulham a caixa do correio a solicitarem os meus dados bancários para me transferirem muitos milhões que, dizem eles, eu sortudamente acabei de herdar de um recente defunto benemérito qualquer, daria, no mínimo para me tornar na capa da Fortune e ombrear taco a taco em matéria de bufunfa com um qualquer Bill Gates.

Não acredito em histórias da Carochinha apesar de pertencer aquele grupo de pessoas que piamente ainda acredita na existência do Pai Natal,da Fada Madrinha etc...  Só sou otário quando me apetece ou me dá algum jeito. Sei que a riqueza pessoal na escandalosa maioria dos casos não é nem fruto de muito trabalho, muito menos de uma boa estrelinha da sorte. Portanto deste assunto estamos falados. Não quero herdar nenhuma fortuna, nem me apetece ser RICO. Parem lá de me tentar convencer do contrario, parem lá de atentar contra a minha inteligência.
Ainda e por falar de “é-meiles”, também ando a receber com certa frequência alguns de teor bastante diferente, (quer dizer não herdo nada, para além de uma valente dôr de cabeça, talvez), mas não menos surpreendentes, que me são enviados por jovens (suponho até serem muito jovens tendo em conta a forma como maltratam a língua de Camões) que desconheço a solicitar ajuda na realização dos seus sonhos. Não levei isto muito a sério no incio mas com o repetir constante da coisa , comecei a tentar perceber as reais necessidades, motivações e carencias destas jovens pessoas. Elas, todas sem excepção, querem ser Modelos fotográficos, esperam que eu, por artes mágicas as guinde para esse estatuto, umas querem desesperadamente aparecer, outras sonham com Limousines, luzes, diamantes e fama imediata, ou seja, a maioria quer e precisa de andar na boca do mundo, custe o que custar (onde é que já ouvi isto?) seja porque razão fôr. Como não sou de negar ajuda a ninguém que dela realmente precise vou deixar aqui umas tantas dicas acerca do assunto que espero sejam de alguma utilidade para quem quer de facto entrar nesta Industria pela porta da Fotografia. Com isto espero ver reduzidos os “é-meils” com pedidos desesperados de auxilio até porque de Santo tenho muito pouco, de Milagreiro então não tenho NADA. ATENÇÂO que estas dicas resultam da minha experiência pessoal enquanto Fotógrafo e não servem para atacar ou diminuir quem quer que seja. No entanto, se a carapuça servir nalguma cabeça que tenha lido estas coisas, então faça-me o grande favor de a usar.
Coisinhas (volto a frisar, na minha humilde opinião) a ter em conta para quem quer ser modelo fotográfico e levar a sério se assim o entender;
-Um modelo fotográfico é também um actor. Frequentar oficinas de dança, de Teatro, melhorar e dominar a expressão corporal, facial são fundamentais para quem quer sair bem no boneco, logo, só malhar no ginásio apesar de muito útil, não basta.
-Um modelo fotográfico deve fazer o trabalho de casa. Ler, consultar, pesquisar aquilo que os consagrados vão fazendo é importante como referencia servem de inspiração ajudam a crescer profissionalmente. É constrangedor para mim e tb para quem quer ser modelo quando ao fim de 5 minutos de sessão não se sabe onde fica anca nem tão pouco a cintura, não se tem a menor ideia do que quer dizer perfil, muito menos o que fazer com as mãos, com os pés, com a cabeça para já não falar de outras coisas.
-O modelo fotográfico usa a sua imagem, inteligencia, atitude, carisma, brilho, beleza, postura etc… é-se modelo fotográfico todos os dias, mesmo quando não se está a trabalhar ou nos castings de selecção
-Os castings para modelos fotográficos equivalem ás entrevistas a candidatos tão comuns noutras profissões. Nos castings podem-se conseguir contactos de trabalho importantes mas tb se pode conseguir trabalho. Há uma série de situações que já vi acontecer que devem ser bem ponderados e levados muito a sério. Nos castings os candidatos são avaliados pelas suas qualidades, pela sua atitude pela forma como reagem aquilo que lhes é solicitado. Por essa razão devem os candidatos a modelo fotográfico evitar:
Participar em castings alcoolizados (eu posso beber os meus “visquios” até porque não sou candidato a modelo). Chegar ao local do casting em cima da hora ou muito depois da hora aprazada (ie atrasarem-se “através” do trânsito ou de outra coisa qualquer. Quem quer ser levado a sério levanta cedo e corre o mais que puder. Deve vestir-se de forma prática, usar roupa confortável. Não precisa de ir para o casting com traje de gala nem tão pouco quase despido ou despida como parece ser a escolha de muita boa gente. Acredito que nestas situações hajam poucos pros interessados em saber qual a marca da lingerie que se está a usar.  Devem usar makeup muito ligeiro ou nenhum. Quem não deve não teme e já vi aparecer em castings autênticos bonecos de cera que depois ficam muito traumatizados quando se lhes pede para lavarem a carita. Há quem reaja muito mal. A higiene corporal é importante (a sério, não estou a brincar). Tomar banho não faz mal a ninguém e sempre se evita o voltar de cabeças e sobrolhos franzidos e a expressão de desagrado quando se entra na sala. Cuidado com as unhas, as dos pés tantas vezes esquecidas também contam. Depilação também ajuda. Acreditem que pêlos no peito de senhora e pernas de senhora com pêlo de futebolista, mesmo aloirados, podem ser muito originais, mas dificilmente são aceites por quem escolhe. Por fim e para quem usa cabelos artificiais, deve tentar, esconder ou disfarçar o mais possível aquela quantidade de nós, inestéticos e que dão um trabalho desgraçado a remover em PP.
Em vez de andar a pedinchar favores, trabalhe, junte dinheiro suficiente, contrate profissionais e faça o seu book de modelo profissional. Os sonhos ás vezes são dificeis de realizar, mas com esforço e trabalho tudo se consegue.

marcadores:

publicado por zé kahango às 02:13
link do post | comentar | favorito

Editor e Redator:
José "Kahango" Frade
marcadores

a nossa gente

a nossa terra

crónica

cultura

editoriais

livros

memórias

o futuro é já hoje

poesia

todas as tags

pesquisar
 
posts recentes

Sob a tutela da rósea mon...

O Futuro começa hoje...

Colar Himba

Cunene entre rochas

Ruacaná

Turaco

Esquilo na múcua

na Fenda do Bimbe

da Tundavala

Tchimboto

Defesa da ecologia - Kumb...

uma solução imaginativa

Faculdade de Medicina do ...

Um novo arranque

Reencontro

de Bimbe para Angola Prof...

reunindo...

tranquilidade...

Cubango

rio Cuito

atividade da AAPAN em 201...

mama Himba

Prémio de Mérito

em plena corrida

um par bicudo

últimos comentários
Espiar un celular nunca habia sido tan facil con S...
Olá Que lindas!
[url=https://www.informativoangolano.com]Club k an...
E o Rio Cubal desagua em Moçâmedes na provincia do...
E uma rã de especie rara e possivelmente so encont...
Gostei muito de ler os vossos post, realmente quan...
Nosso pais com tantas maravilhas Noticias de angol...
Caro Carlos: Estive a apreciar a sua página, que o...
Gostei muito da materia quem dera um dia publicar ...
Gostei muito da materia quem dera um dia publicar ...
Alguns botânicos suspeitam que na peculiaridade da...
Ah ah ah! Bem visto! Por vezes a erudição vem acom...
Muito obrigado pela contribuição! Incluirei o link...
Então o jornal Cultura publica uma fotografia de u...
Ah, desculpe, pensei que fosse um desafio... Eu ta...
Também me parece, mas gostava de saber como se cha...
É uma pequena rã com as patas encolhidas, vista de...
Agradeço, mas o mérito não é meu. Como pode ver pe...
Boa tarde.Li e gostei deste excelente texto. Melho...
Não esquecer ainda o Parque Nacional do Bicuar...
posts mais comentados
24 comentários
10 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários
6 comentários
5 comentários
5 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
Equipa do blogue
Coordenadora do Conselho Redatorial: Paula Duarte (A-Santa-Que-Me-Atura...) PAINEL DE COLABORADORES: Dionísio Sousa (Cavaleiro dos Contos), "Funka" (Nobre Reporter Permanente), João "Neco" Mangericão (Moçâmedes), Jorge Sá Pinto (Assuntos Arqueológicos), José Silva Pinto (Crónica Quotidiana), Mané Rodrigues (Assuntos Culturais), Paulo Jorge Martins (Fauna Grossa), Ulda Duarte (Linguística da Huíla), Valério Guerra (Poeta Residente).
ligações
arquivos

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Junho 2019

Março 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Maio 2017

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Novembro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

Junho 2006

Abril 2006

Março 2006

o nosso contacto:
munhozfrade@gmail.com
subscrever feeds
blogs SAPO