Milhares de películas precisam de recuperação urgente
A Cinemateca de Angola tem mais de 10.000 latas com películas sobre a história recente de Angola, que precisam de ser recuperadas com urgência, afirmou ontem Afonso António, director da instituição, ligada ao Ministério da Cultura.
Falando à margem da abertura do curso sobre preservação de equipamento de filmagem, Afonso António acrescentou que há nas nas películas da Cinemateca de Angola um processo de perda que é quase irreversível. Porém, reconheceu que perdas de imagens acontecem inclusive nos arquivos mais bem apetrechados do mundo e a República de Angola não foge à regra, por ser um fenómeno químico que, independentemente de todas as cautelas, a deterioração pode acontecer.
O director da Cinemateca de Angola reconheceu que todos os dias na sua instituição acontecem perdas de imagens. Mas, o que está sob seu controlo, carece de uma intervenção imediata para que haja preservação do equipamento com vista a atender também as futuras gerações.
Sobre a formação de preservação de equipamentos fílmicos, que se estende até sexta-feira próxima, o director da Cinemateca de Angola assegurou que a formação tem como base os acordos existentes entre a República de Angola e a República Federativa do Brasil, no âmbito da formação de técnicos para o sector da Cultura.
Este primeiro curso, com a participação de técnicos angolanos da Cinemateca Nacional e da sociedade civil, é feito com base na experiência que o Brasil tem na recuperação de arquivos fílmicos e de mais imagens em movimento.
“As matérias que são discutidas aqui têm a ver com a experiência do Brasil no campo da preservação de imagens em movimento e também vai ser feita uma abordagem teórica sobre os métodos de recuperação e de preservação de artigos fílmicos”, asseverou. Afonso António reconheceu a ausência de instalações apropriadas para a execução da parte prática do curso.
O vice-ministro da Cultura, Luís Kandjimbo, destacou a formação com uma das mais importantes forças motrizes. Por isso, apelou aos profissionais do audiovisual presentes para tirarem todo o proveito da experiência dos técnicos brasileiros. Participam no evento 15 alunos.
Joaquim Cabanje, in Jornal de Angola
CULTURA
Atlas dos Anfíbios e Répteis de Angola (inglês)
Jornal Angolano de Artes e Letras
Portal do Uíge e da Cultura Kongo
Revista Angolana de Ciências Sociais
Revista Angolana de Sociologia
União dos Escritores Angolanos
DESPORTO
Federação Angolana de Atletismo
ENSINO SUPERIOR
Faculdade de Medicina (Lubango)
Instituto Superior Politécnico Tundavala
EVOCATIVAS
Instituto Comercial (Sá-da-Bandeira)
FOTOGRAFIA
Fotos de Angola no Skyscrapercity
Galeria de Diamantino Pereira Monteiro
Galeria de Tiago Campos de Carvalho
Sérgio Guerra- Banco de Imagens
GERAIS
HISTÓRIA
Angola Do Outro Lado Do Tempo...
Angola na Biblioteca Digital Mundial
Grupos Étnicos na Década de 30
INFORMAÇÃO
INSTITUIÇÕES
Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente
Associação dos Empreendedores de Angola
Câmara de Comércio Angola-Brasil
Câmara de Comércio e Indústria
Delegação da União Europeia em Angola (Facebook)
JORNALISMO
MISCELÂNEA
SAÚDE
Biblioteca Virtual em Saúde - Angola
TURISMO