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Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009
educação especial

Instituto lança dicionário da língua gestual

O Instituto Nacional de Educação Especial vai lançar este ano o primeiro dicionário de língua gestual. A responsável do instituto, Maria de Lourdes Franco, aguarda que a editora mande um exemplar para que os especialistas façam as correcções.
O dicionário está a ser elaborado em Portugal e faz parte do Projecto de Desenvolvimento da Língua Gestual em Angola, que visa a identificação, estudo e uniformização da linguagem no seio das comunidades e das famílias.
Segundo Maria de Lourdes, o Instituto Nacional de Educação Especial pretende que o dicionário seja acessível a todas as pessoas com deficiência auditiva e todos os interessados na linguagem gestual, com ou sem acesso ao já existente dicionário digital (em CD), em fase de reedição.
O Projecto de Desenvolvimento da Língua Gestual prevê, além do lançamento do primeiro dicionário de língua gestual, a formação de professores, com o objectivo de garantir um ensino de qualidade à comunidade surda.
Consta do projecto a apresentação de uma proposta de oficialização da língua gestual que, se for aprovada, segundo a directora do Instituto Nacional de Educação Especial, vai permitir o surgimento no país de novas profissões como a de intérprete e tradutor de linguagem gestual.
Maria de Lourdes Franco destaca a importância da presença do intérprete na emissão da Televisão Pública de Angola (TPA) para fazer a tradução dos conteúdos informativos, fundamentalmente em benefício da comunidade surda, actualmente sem possibilidade de acesso à informação.
“Com um tradutor, os surdos passam a ter acesso ao noticiário e a outras informações que nós, os ouvintes, temos acesso”, diz Maria de Lourdes Franco.
A língua portuguesa, particularmente para as pessoas com deficiência auditiva, por ser utilizada apenas na escrita. “Eles aprendem esta língua como podem aprender o inglês ou o francês, mas comunicam em linguagem gestual, que é uma língua autónoma, uma vez que não depende de nenhuma outra.”

Formação de professores

O Instituto Nacional de Educação Especial pretende formar até 2013, em todo o país, mais de 4.500 professores em língua gestual, de acordo com a directora Maria de Lourdes Franco.
A intenção é dar esta formação a todos os professores devido ao processo de integração escolar, que consiste na admissão de alunos com deficiência mental e auditiva, de nível moderado, em todos em todas as escolas e níveis de ensino. Aqueles cuja deficiência é acentuada, devem ser encaminhados para as escolas de educação especial.
Após o processo de integração escolar, o instituto pretende executar de modo contínuo e progressivo o processo de inclusão. “Significa que todas as escolas devem estar preparadas com material e equipamento necessário para atenderem os alunos com necessidades educativas especiais”, disse Maria de Lourdes.
O objectivo da educação inclusiva, na sua essência, é acabar com as escolas especiais. “Essa é a tendência do mundo actual. Mas ainda temos um sistema de ensino com muitos problemas. Integrar um aluno surdo numa sala de 50 a 60 alunos é complicado. O cego que não tem outros problemas pode ali estar, mas o surdo não”. Por este motivo, sublinha Maria de Lourdes, o processo de inclusão ainda não está a ser executado.
“Quando chegarmos à inclusão, a criança vai à escola mais próxima de casa e encontra condições para estudar. Daí a necessidade de todo o professor da escola regular ter conhecimentos mínimos sobre as necessidades educativas especiais”.
Maria de Lourdes Franco disse que foi proposto às escolas de formação de professores a inclusão da especialidade de língua gestual. “Da mesma forma que há a opção de Português, Matemática, queremos que haja a opção de Língua Gestual. Os professores do sector de educação especial não têm essa formação, por isso o Instituto Nacional de Educação Especial promove em todo o país seminários de capacitação.”
A directora do Instituto Nacional de Educação Especial, Maria de Lourdes Franco, sublinha ainda que mais de 180 professores já participaram nas acções formativas.
A maioria dos formadores, num total de 50, especializou-se no exterior e está concentrada na província de Luanda. “Há necessidade de mais especialistas”, disse Maria de Lourdes, informando que o Instituto Nacional de Educação Especial, em cooperação com a instituição congénere brasileira, tem enviado técnicos para fazerem licenciaturas, mestrados e doutoramentos nestas áreas de especialização.

Educação especial

Cerca de 60.000 alunos frequentam as aulas de educação especial. A maioria é das províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cunene e Kwanza-Sul.
De acordo com a directora do Instituto Nacional de Educação Especial, as escolas de educação especial existentes devem ser transformadas, mais tarde, em centros de recurso, no âmbito do processo de inclusão. Este órgão é responsável pelo sistema de ensino em cada província. O país tem 12 escolas especiais, duas na província de Luanda e uma em Benguela, Huambo, Huíla, Kuando-Kubango, Cunene, Bengo, Luanda-Sul, Namibe, Kuanza-Sul e Uíje. Nas escolas do ensino geral há 57 salas de aulas especiais e 636 salas integradas.
Maria de Lourdes Franco informou que estão em construção escolas nas províncias do Kuanza-Norte, Bié e Huambo. “Queremos que todas as províncias tenham escolas especiais de referência”, disse.
O instituto pretende igualmente criar um centro nacional de diagnóstico de orientação psico-pedagógica para investigar e acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais.
A criação de gabinetes psico-pedagógicos em todas as escolas também faz parte das pretensões do Instituto Nacional de Educação Especial. Este gabinete vai integrar psicólogos, psico-pedagogos e técnicos de educação especial para acompanharem o desenvolvimento educacional dos alunos, dos professores e dos encarregados de educação.
O Instituto Nacional de Educação Especial, que antes foi um departamento nacional, e mais tarde direcção de educação especial, foi criado há dois anos pelo Ministério da Educação, de modo a responder a todas as questões que se colocam nesta área de ensino, também atingida pelo processo de reforma educativa.
O estatuto orgânico do Instituto Nacional de Educação Especial ainda não foi aprovado.

 

(Jornal de Angola)



publicado por zé kahango às 11:29
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24 comentários:
De lauriano gunza a 22 de Julho de 2010 às 19:19
informo para quem se interessa em aprender a lingua gestual q estou disponivel, apenas necessito de uma sala para ensinar gratuitamente a lingua gestual. sou membro da direccao nacional dos surdos de angola, o meu contacto e 927163551. aguardo por si


De camila freitas de miranda a 18 de Setembro de 2013 às 01:52
Boa noite,

Sou interprete de língua de sinais no Brasil, aqui a língua de sinais é conhecida como LIBRAS e é oficializada, tem uma lei e um decreto.
Na verdade eu gostaria de aprender a sua Língua gestual, será que é possível pela internet?

E gostaria de comunicar que caso precise de algo , quem sabe tenho algo a colaborar.
aguardo.
abraços.



De licia a 6 de Novembro de 2014 às 19:59
obrigada a todos para informaçao


De Viviani Siqueira a 13 de Junho de 2017 às 15:42
Olá, sou brasileira eestou estudando a Lingua Gestual Angolana. Poderia me informar onde encontroo dicionario na internert?


De sonia de carvalho a 25 de Fevereiro de 2011 às 13:45
gostei do trabalho feito no primeiro dicionario que tal começar a tratar do segundo. ate porque estamos a dormir


De Carla Alexandra Marques a 27 de Março de 2011 às 16:39
Gostaria de saber por favor quais são as escolas de ensino especial que existem em Luanda e quais os requisitos para a admissão nessas mesmas escolas.
Obrigada pela atenção dispensada.


De Francisco Palanga Cambambi a 27 de Julho de 2011 às 16:46
É de louvar o projecto traçado pelo instituto. Todavia ainda ficam algumas preocupações:
A Universidade Katyavala Bwila em Benguela(UKB), é de dominio nacional que existe o curso de licenciatura em educação especial. Contudo, não se fala nada em linguagem gestual. Na optica dos estudantes que frequentaram e outros ainda em curso, a ausencia desta cadeira tira o peso do curso. Obs. Sou estudante do 4º ano do mesmo curso.


De Carla Alexandra Pinto a 4 de Setembro de 2011 às 01:50
Gostaria de saber quais são as escolas em Luanda onde tem ensino Integrado - Ensino Especial. Muito obrigada


De João kativa a 19 de Outubro de 2011 às 12:00
E. Uma bua eniciativas


De renato moreira a 9 de Janeiro de 2012 às 20:46
angola tem que pensar em estruturar-se para fazer face ao futuro, queria perguntar como é audiologia em angola, sou portugu~es e gostaria de participar com a experiencia que tenho na area da reabilitação da audição.


De Alexandre a 29 de Junho de 2012 às 19:33
Gostaria de saber se ha alguem que possa dar respostas as questoes aqui levantadas.
obrigado


De Eunice Gaspar a 11 de Outubro de 2012 às 22:57
Angola é um país em ascensão e de grande prosperidade. Todavia, tenho conhecimento que ainda há um longo percurso a correr, especialmente, na área da saúde. Pergunto como está estado de arte na área de Audiologia? Sou audiologista e, confesso que a curiosidade aliada a uma grande herança familiar me motivam a trilhar caminhos nesse lugar. Poderão ajudar-me?
Obrigada













De Marisa Cruz a 4 de Março de 2013 às 11:08
Olá, sou graduada em Pedagogia especialista em distúrbios de aprendizagem, caso necessitem de acompanhamento individual no ensino especial no que diz respeito ao autismo e hiperatividade, apoio escolar ou intervenção psicopedagógica em português e matemática encontro-me à disposição.

Meu contato; 945743493


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